5 motivos pelos quais sua gestão de vendas não gera resultados

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No universo de vendas, não é incomum que times tenham dificuldades em cumprir metas. E, para conseguir administrar esse problema, muitas vezes o que se imagina é que os culpados são os próprios vendedores. Mas, isso não é bem verdade. Muitas vezes, a gestão de vendas pode contribuir, certamente, para uma melhora.

Quer entender como colocar sua gestão de vendas nos eixos? Continue a leitura!

5 motivos pelos quais sua gestão de vendas não gera resultado

  • Microgerenciamento

Você acha que está lidando da melhor forma possível com o seu time? A resposta para essa pergunta já pode explicar muita coisa. Vendedores possuem responsabilidade, é claro. Mas isso não exclui das lideranças um papel fundamental: gerir seu time. Por isso, é muito importante fazer uma avaliação sobre como anda seu microgerenciamento.

Diferente de uma gestão mais geral, o microgerenciamento tem a ver com a proximidade entre líderes e seus colaboradores. É necessário ser capaz de motivar seus funcionários sem pressioná-los excessivamente.

Muitas vezes, diante de uma dificuldade em alcançar metas, gestores descarregam a responsabilidade no seu time. Esse ambiente não é produtivo e, principalmente, saudável. Nesses casos, o melhor a fazer é ser racional e resiliente para guiar o time na direção correta.

  • Pouca análise de dados

Em todas tomadas de decisão é essencial avaliar possibilidades, realidade e cenários. Em uma gestão de vendas isso não é diferente. Para compreender o que de fato está atrapalhando os resultados, gestores devem se basear em dados concretos. Nada de deduzir que o problema são os “cafézinhos” entre funcionários ou uso de celular, por exemplo.

Assumir quais são os problemas sem antes avaliar dados raramente irá apontar a direção correta.

Então, o melhor a fazer é se debruçar sobre os números. Identifique onde estão os gargalos e quais momentos do processo de venda estão gerando mais entraves.

Além de economizar tempo e ajudar a superar problemas nas vendas, com uma análise das informações você também pode encontrar onde estão as grandes virtudes do seu time e explorá-las ainda mais.

  • Não usar um CRM de vendas

Possuir uma ferramenta para a gestão das vendas é uma tendência em negócios eficientes.

Planilha SPIN SELLING na prática

Com um CRM, seus vendedores poderão registrar todo os processos de vendas executados por eles. Isso terá um impacto direto tanto no próprio controle e organização individual dos colaboradores quanto na análise feita pelos gestores.

Com registros feitos no CRM, assim como a utilização de métodos funcionais de vendas, seus vendedores ficarão mais equipados para bater metas.

Além disso, os líderes terão mais embasamento para fazer análises de desempenho, feedbacks e encontrar os gargalos. Uma gestão de vendas bem feita passa inevitavelmente pela utilização de ferramentas digitais.

Se você quiser tirar a prova, faça o teste grátis do nosso CRM.

  • Não dedicar tempo ao treinamento

Quando você contrata um novo vendedor para o seu time, como ocorre o treinamento e ambientação? Muitas vezes, novatos são deixados sob a tutela de um parceiro mais experiente e deve tentar extrair o máximo dessa relação. Ainda que seja uma estratégia bastante válida, ela não deve ser a única. Investir tempo no treinamento de novos colaboradores é fundamental.

Vídeos de ligações de vendas, aprofundamento teórico, cursos, role plays, por exemplo, são apenas algumas ideias de como treinar melhor os novos vendedores. Colocá-las em prática pode melhorar consideravelmente a gestão de vendas. Afinal, mesmo os vendedores com mais bagagem sempre tem algo de novo a aprender. Leve em conta quão dinâmico e atualizado é o universo de vendas e mantenha seu time sempre preparado.

  • Não possuir metas de vendas

Sem um bom direcionamento e objetivos definidos, seus vendedores dificilmente vão render o suficiente. Em primeiro lugar, por não terem conhecimento de onde eles devem chegar; depois, por não possuírem o estímulo para conseguir melhores resultados.

A definição de metas realistas é o ponto de largada para qualquer gestão de vendas. Elas são o horizonte para aspectos importantes, como o desempenho de funcionários e a gestão financeira.

Vale ressaltar que as metas sempre devem se basear em indicativos reais: desempenho do ano anterior, análise de dados do período atual e projeções do mercado são alguns fatores. 

Coloque em prática!

Com estas 5 dicas, em suma, você já será capaz de começar a repensar a gestão de vendas do seu negócio. É claro: não existe uma forma absoluta, e empresas possuem as mais diversas particularidades. Contudo, esse é um ótimo passo inicial. A partir desses aspectos, já é possível ao menos compreender melhor os fatores que podem estar atrapalhando o seu processo. Então, é hora de começar a melhorar sua gestão!

Fale com um especialista para esclarecer dúvidas sobre gestão de vendas!

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Tenho como propósito impactar a vida das pessoas com a tecnologia. Adoro ajudar as empresas descobrirem o potencial de vendas escondido e alcançar seus resultados.
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