Seu time não está batendo a meta? Veja como atingir metas de vendas

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Objetivos são parte comum da vida de todas as pessoas, e isso não é diferente quando se trata de um empreendimento. Afinal, todo negócio tem um propósito em comum: comercializar seu produto. Para isso, é essencial saber como atingir metas de vendas. Mas, e quando isso não acontece? Nesse momento é importante identificar o que está dando errado na sua estratégia.

Não são raros os casos de empresas que executam corretamente o desenvolvimento do seu produto e, apesar disso, encaram o grave problema de não atingir os resultados de venda esperados. Esse cenário pode afetar não apenas o lucro de uma startup, mas também a relação das equipes e seus colaboradores.

Para resolver esse problema, é preciso reavaliar as metas estabelecidas para o seu time de vendas. A saída é encontrar formas de atingir o seu objetivo que sejam realizáveis e, principalmente, mensuráveis. Só assim será possível driblar o baixo desempenho e avaliar o rendimento da equipe.

O que são as metas?

Apesar de parecer algo simples, o estabelecimento de metas deve ser sempre extremamente cuidadoso. Elas são parte essencial da conquista de um resultado final. É por esse motivo que não devem ser tratadas como objetivos abrangentes. Uma meta deve ser específica e mensuráveis. Elas são como partes do caminho que levará ao destino final.

Dizer ao seu time que “é necessário aumentar as vendas”, por exemplo, não funcionará tão bem. Afinal, não é possível observar algo objetivo nesse comando. Ao invés disso, definir que “o time deve transformar 30% dos leads em vendas até o final do mês” é muito mais funcional. Com isso, o colaborador será capaz de identificar uma finalidade concreta e, ao mesmo tempo, a empresa poderá avaliar seu desempenho.

Como atingir as metas de vendas

Existem alguns entraves que podem estar distanciando a empresa de completar suas metas. É especialmente importante ficar sempre de olho e buscar compreender o que está levando à esse problema. Para superar isso, o primeiro passo é ser realista em relação aos motivos e não ter medo de identificar os erros dentro da própria companhia. Conheça alguns deles a seguir.

1 – Sua empresa não possui uma estratégia de venda

Antes de tudo é importante refletir: o seu time de vendas compreende quais são os objetivos do negócio e como devem atingi-los? Pode soar como uma dúvida boba, mas é um papel das lideranças manter o time alinhado e guiá-lo na execução de suas tarefas. Isso só é possível com o estabelecimento de uma estratégia.

Esse plano deve funcionar harmonicamente, baseado em datas e ferramentas que funcionem de forma pragmática. O desenvolvimento de todo o processo de vendas deve estar muito bem definido em etapas. Com esse passo a passo nítido para todos os colaboradores, é possível estabelecer metas que façam sentido dentro da sua estratégia de vendas.

2 – Os vendedores não estão capacitados para vender

Não é um problema admitir que talvez o time não esteja preparado para vender o seu produto. E isso não quer dizer que esses profissionais não sejam bons vendedores. Na verdade, é comum que pessoas com experiência em vendas não obtenham o resultado esperado em alguns casos. A saída para essa situação pode ser a capacitação dos membros.

Com um capital humano preparado, essa capacitação serve para potencializar os resultados. Isso ocorre a partir da orientação dos profissionais em relação às especificidades do mercado que a empresa abrange. Uma consultoria especializada em vendas, por exemplo, auxiliará os vendedores a compreender melhor o processo de venda específico da sua empresa, assim como o seu produto.

3 – Você não está fazendo a gestão do seu time

Uma parte indispensável na busca por atingir suas metas é possuir pessoas capazes de gerir a equipe. Esse papel é fundamental para analisar os resultados alcançados e a satisfação dos funcionários. É importante se perguntar se, dentro do seu negócio, alguém está dedicado a acompanhar como está o desenvolvimento do trabalho.

Estratégias de comunicação interna, análise de desempenho, feedbacks e motivação são primordiais para o bom funcionamento de um negócio, e tudo isso deve ser executado para uma boa gestão de time. Afinal, para compreender porque suas metas não estão sendo atingidas é primordial identificar os problemas e estar sempre em contato com os colaboradores.

Invista no seu setor de vendas

Para atingir seus objetivos não há outra saída: é preciso sempre acompanhar seus vendedores. Esse setor é responsável por um papel central dentro da empresa e, por isso, ele sempre deve estar funcionando perfeitamente. 

Conseguir extrair os melhores resultados do seu time de vendas demanda orientação e acompanhamento. Uma boa saída é buscar por conhecimento especializado e reconhecido. Que tal conhecer a consultoria de vendas da Salestime? Ela pode ser uma opção para finalmente ver suas metas sendo batidas.