Como fazer a análise estratégica da sua empresa com a matriz SWOT?

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Quando começamos a estudar teorias e estratégias de negócios, o conceito de análise SWOT é um dos primeiros e mais importantes. Traduzida para português como FOFA, essa matriz auxilia a idealização e execução de projetos.

E você? Sabe como fazer a análise estratégica da sua empresa com a matriz SWOT?

Esta ferramenta é utilizada para compreender a realidade de uma empresa e, a partir disso, desenvolver um planejamento. Nesse contexto, ela é fundamental para analisar riscos e oportunidades. Para isso, a matriz se baseia em quatro diferentes elementos relacionados à realidade do negócio.

Quer entender como funciona? Continue a leitura!

O que significa análise SWOT?

Em inglês, a sigla se refere a quatro diferentes aspectos de uma empresa:

  • Strengths
  • Weaknesses
  • Opportunities
  • Threats

Em português, os termos são traduzidos respectivamente como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, muitas vezes é possível encontrar a sigla FOFA como uma adaptação para a nossa língua.

Ainda que os significados já indiquem o que se busca com esta análise, é preciso compreendê-la mais a fundo. É comum, por exemplo, que se confundam Fraquezas e Ameaças, ou mesmo Forças com Oportunidades. Contudo, esses termos se referem a áreas diferentes do negócio.

Vamos te explicar melhor, a seguir.

Composição da matriz SWOT

A matriz formada pelos quatro aspectos da empresa é dividida por dois segmentos diferentes. O primeiro caracteriza elementos negativos e positivos; o segundo, elementos internos e externos. Com a ajuda dos funcionários e lideranças, a empresa recolhe uma série de informações e, então, identifica cada um dos itens na tabela. 

analise swot matriz

Além de servir para esclarecer como cada questão impacta o negócio, a tabela da matriz FOFA também é uma ótima ferramenta visual. Com ela é possível fazer relações entre diversos tópicos. Assim, é possível, por exemplo, focar em apenas em questões prioritárias, conforme os objetivos do negócio. 

Elementos positivos

Forças

As forças da empresa dizem respeito aos elementos internos positivos, aspectos da operação que estão dentro dos limites de intervenção do próprio negócio. Nesse contexto, isso quer dizer que em forças é preciso avaliar questões relacionadas à realidade particular do negócio.

Alguns exemplos do que podem ser forças, no negócio, são:

  • Serviços realizados pela empresa que não são realizados por concorrentes.
  • Espaço físico e estrutura logística da empresa.
  • Experiência dos profissionais.
  • Qualidade de times específicos.

Oportunidades

Assim como as forças, as oportunidades também fazem parte dos fatores positivos. Entretanto, quando tratamos das oportunidades, falamos sobre questões externas ao negócio.

Ou seja, aqui são levantados fatores que estão fora do campo de ação direto da empresa, mas ainda assim, representam um potencial benefício. Essas questões podem abranger desde a concorrência até decisões políticas e tendências econômicas globais.

Exemplos do que podem ser oportunidades de negócio:

  • Uma nova regulamentação que beneficia ao setor de atuação da empresa.
  • Políticas de incentivo.
  • Lacunas deixadas pela concorrência.
  • Aumento da demanda por produtos e serviços.

Elementos negativos

Fraquezas

Assim como as forças, as fraquezas de uma empresa são uma parte importante da definição de fatores internos em um negócio. É possível compreendê-las como aspectos internos negativos, que podem afetar ou até mesmo impedir oportunidades.

Muitas empresas podem encontrar dificuldades em enxergar suas fraquezas e, como consequência, não conseguem superá-las.

Por isso, aqui vão alguns exemplos do que podem ser fraquezas dentro no negócio:

  • Problemas infraestruturais.
  • Desatualização de sistemas e equipamentos.
  • Falta de capacitação para novos funcionários.
  • Estratégias de atuação mal definidas.

Portanto, como vimos nos exemplos, as fraquezas são questões internas que podem prejudicar a competitividade do negócio no mercado.

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Ameaças

Quando se definem condições negativas que são externas à empresa, elas são chamados de ameaças. Para aprender a identificá-las é preciso interpretar como acontecimentos externos podem afetar seu negócio.

Além disso, é importante conhecer a concorrência e avaliar que tipo de movimentação do mercado pode atrapalhar seus projetos, como, por exemplo:

  • Crises econômicas mundiais ou regionais.
  • Novos produtos e serviços desenvolvidos por uma concorrente. 
  • Problemas ambientais.
  • Crises políticas.

Como fazer a análise estratégica da sua empresa com a matriz SWOT?

Agora que já entendeu como funciona essa ferramenta de análise, é possível começar a pensar em formas de colocá-la em prática. Uma boa maneira de iniciar este processo é definindo um modelo de execução da matriz SWOT que possa ser facilmente aplicado. Confira alguns passos a seguir!

Questionários e brainstorms

Para compreender quais são os fatores que vêm contribuindo positiva ou negativamente para o seu negócio, é simples: pergunte! É natural que um setor — ou uma liderança — seja responsável por executar a análise. Mesmo assim, ele não precisa trabalhar sozinho. A contribuição de funcionários e líderes de diversas áreas do negócio pode construir um embasamento mais completo. 

Ainda que essa pareça uma etapa trabalhosa, a diversidade de opiniões pode resultar em interpretações mais completas, tanto do ambiente externo quanto do ambiente interno. A partir desta variedade, a equipe responsável pelo desenvolvimento da matriz FOFA poderá filtrar e simplificar alguns apontamentos.

Organize sua tabela

Com o primeiro passo, você já possui uma grande variedade de informações. A partir disso, organize essas questões em cada uma das partes da sua matriz. O responsável por esta elaboração deverá considerar uma série de fatores. É possível, por exemplo, destacar e priorizar as informações mais citadas pela equipe durante a organização.

Outro ponto fundamental é compreender a relevância dos pontos que seu time destacou. Se você está elaborando uma análise SWOT porque busca criar um planejamento de comunicação, fatores relacionados aos setores de RH e mídias sociais podem ser os primeiros em cada um dos quadros. Da mesma forma, se você está traçando o planejamento estratégico para o seu negócio, é preciso compreender como os setores atuarão nos planos de ações.

Esse tipo de organização auxiliará muito na visualização da matriz. Tornar os itens destacados objetivos e orientá-los de acordo com sua relevância vai facilitar toda a análise. Além disso, é natural que ao trabalhar a disposição dos elementos fique mais prático relacioná-los e interpretá-los. 

Discuta a matriz!

Os principais objetivos de uma análise estratégica são potencializar as metas e viabilizar projetos de uma empresa. Sendo assim, é preciso saber como utilizar a matriz SWOT para alcançar seus objetivos.

Por isso, é importante definir, desde o começo, onde a empresa deseja chegar com essa análise. Dessa forma você será capaz de identificar como cada um dos itens é relevante para o seu desenvolvimento.

Com esses levantamentos desenvolvidos você será capaz de, por exemplo, compreender como algumas fraquezas estão impedindo suas oportunidades; assim como quais forças podem potencializar essas mesmas oportunidades. Esse tipo de relação é fundamental para entender melhor os dados e sua aplicação em novas estratégias.

A grande questão durante a análise da sua matriz FOFA é potencializar as forças e oportunidades e reduzir ao máximo suas fraquezas e ameaças. A análise das informações recolhidas, portanto, deve servir para combinar os itens a fim de produzir esses efeitos no seu negócio.

Benefícios da análise SWOT 

Compreensão ampla

O objetivo principal de uma análise estratégica é desenvolver uma boa interpretação em relação aos diversos fatores relacionados ao seu negócio. Por isso, desenvolver a análise SWOT é uma ótima opção. Afinal, com ela é possível abranger uma variedade de aspectos positivos e negativos relacionados ao negócio.

Diminuição de riscos

Com a execução de uma matriz FOFA seu time é capaz de melhorar a previsibilidade dos resultados, apoiada em uma pesquisa mais complexa. É comum que algumas empresas — especialmente as que estão começando — tentem fazer suposições sobre seu negócio. Essa atitude pode ser uma armadilha, principalmente a longo prazo. Se basear em estudos é fundamental para um bom funcionamento e melhor cumprimento de metas.

Diversidade de possibilidades

A análise SWOT não é benéfica apenas para avaliações gerais sobre seu negócio. É possível começar a utilizá-la na execução de projetos específicos e setores distintos. Essa ferramenta possui diversos usos e sua aplicação na análise estratégica da empresa é uma ótima forma de incentivar seu uso em outras frentes. 

Análise SWOT: Uma ferramenta fundamental

Utilizar a análise SWOT pode gerar melhores resultados a longo prazo. Ainda assim, é necessário possuir uma noção crítica ao trabalhar com a matriz. A avaliação dos dados, assim como a forma de relacioná-los, deve ser cuidadosa. Afinal, o que se busca com ela é enriquecer a interpretação das informações sobre empresa.

De qualquer forma, como você pôde perceber, não faltam razões para usar a matriz no dia a dia da sua empresa. O método pode afetar positivamente um negócio de diversas formas. E, mais que isso: é uma ferramenta de fácil aplicação. Não à toa sua utilização se aplica desde os pequenos negócios até as grandes empresas. 

Agora que já aprendeu a utilizar essa ferramenta em sua empresa, que tal dar um próximo passo como gestor(a)? Confira nosso guia completo do Gestor de Vendas fora da curva.