Confira as novidades do Salestime CRM de setembro 2020!

novidades salestime crm

Neste artigo você vai conferir todas as novidades lançadas no Salestime CRM neste mês (09/20): incluindo

  • Campos importantes por etapa do funil
  • Ciclo de vida da venda
  • Indicadores de gestão na visão de kanban.

Vem entender melhor cada uma dessas novidades do Salestime CRM!

Os(as) gestores(as) lutam todos os meses para garantir que o time consiga bater a meta de vendas. No entanto, nem sempre é possível. E, um dos fatores que dificulta a vida dos profissionais de vendas é a falta de padronização do processo comercial. Ou seja, cada vendedor se comporta de forma independente com os clientes.

Pensando nesse cenário, trabalhamos em novos recursos no Salestime CRM para apoiar nossos(as) gestores(as) a simplificar o método de gerenciamento das vendas.

Então, vamos dar uma olhada nas novidades?

Campos importantes em cada etapa do funil de vendas

Um passo muito importante para a consolidação de um processo de vendas é entender quais informações são essenciais, ao longo do processo, para que o(a) vendedor(a) tenha sucesso na venda.

Pensando nisso, implementamos o recurso “Campos importantes do funil de vendas”. Seu objetivo é simples, tornar obrigatórias as informações importantes em cada etapa do processo de vendas.

Dessa forma, você gestor(a) garante que nenhum vendedor(a) vai avançar uma etapa sem que alguma informação essencial seja preenchida.

Com esses campos importantes, você pode:

  • Determinar quais campos personalizadas da oportunidade devem fazer parte do funil de vendas.
  • Determinar quais campos devem ser obrigatórios na passagem de uma etapa para outra.
  • Padronizar as informações que precisam ser coletadas no processo de vendas.
  • Evitar que os vendedores esqueçam de preencher determinadas informações.

funil-de-vendas-crm

Uma vez definidos os campos importantes, o sistema não permitirá que o usuário avance de etapa no funil de vendas sem que essas informações estejam preenchidas.

validação-funil-de-vendas

Ciclo de vida médio da venda

Você sabe quanto tempo em média sua equipe leva para fechar uma venda? Eu sei, talvez você tenha hipóteses e não dados concretos sobre esse assunto.

Não se preocupe, pois, agora no Salestime CRM o ciclo de vida médio da venda é calculado de forma automática. Desenvolvemos duas visões dessa informação no sistema:

Ciclo médio de venda por funil de vendas

ciclo-de-vida-de-venda

 

Expectativa de tempo em cada etapa do funil

expectativa-de-venda

Essa expectativa é calculada com base nas oportunidades que já foram ganhas, ou seja, que podem ser a fórmula de sucesso para próximos negócios.

Indicadores de gestão na visão de kanban das oportunidades

gestao kanban

Agora, na visão de cada oportunidade, o(a) gestor(a) de vendas contará com novos indicadores visuais. Vamos falar, primeiro, de três deles:

  • Idade da oportunidade
  • Tempo em que está estagnada na etapa
  • Tempo de inatividade 

Idade da oportunidade

A idade da oportunidade exibe há quanto tempo a oportunidade foi criada, em dias. Ou seja, no exemplo a imagem acima, a oportunidade está criada há 85 dias.

Esse é um ótimo indicador para que o(a) gestor(a) identifique, de cara, as oportunidades mais antigas e que podem estar esfriando, ou precisando de um follow-up.

Tempo estagnado na etapa

O tempo estagnado na etapa exibe a quantidade de dias em que a oportunidade está parada em determinada etapa.

No exemplo da imagem que utilizamos, a oportunidade está há 74 dias parada na mesma etapa, ou seja, talvez já seja hora de reativar esse contato para fazê-lo avançar em seu processo de vendas, não acha?

Tal indicador é importante para que o(a) gestor(a) também identifique com facilidade as oportunidades que foram criadas e nunca saíram da primeira etapa, e também aquelas que estão esquecidas em determinadas etapas do processo de vendas.

As que foram “esquecidas” pelo(a) vendedor(a), é claro, merece uma atenção prioritária e um follow-up muito bem feito 😉

Tempo de inatividade

O tempo de inatividade mostra para o(a) gestor(a) há quantos dias a oportunidade está sem nenhuma atividade realizada. Ou seja, no exemplo da imagem, essa oportunidade está há 53 dias sem nenhuma atividade realizada – nada de ligações, e-mails enviados, calls, etc. Hora de cobrar o vendedor, né?

Esse indicador é uma ótima forma de manter o controle sobre a produtividade da equipe, ou seja, sobre a capacidade de atuar em diversas oportunidades, sem deixar que esfriem.

Data da próxima atividade

Além dos indicadores numéricos, agora os cards de oportunidades também vêm com um indicador de data da próxima atividade e, caso não exista nenhuma atividade agendada, você também será avisado por esse indicador.

Oportunidade sem próximos passos definidos não é nada bom! Por isso, ao bater o olho e identificar um caso como esse em seu kanban, é hora de pedir atenção aos vendedor(as)!

Hora de usar! Conta pra gente o que achou das novidades do Salestime CRM?

Ah, deixamos um gostinho para o final! Vale lembrar que as oportunidades agora passam a ser exibidas, em cada etapa, de acordo com as prioridades. Ou seja, as oportunidades sem nenhuma atividade agendada serão exibidas primeiro na fileira.

Dessa forma, ao bater o olho nessas atividades, sua equipe logo saberá quais são as prioridades e próximos passos necessários. Muito bom, né? Queremos te ver acompanhando tudo isso ainda este mês!

Agora que já conferiu todas as novidades, é hora de sair usando. Faça seu login e confira na prática! Acesse agora clicando aqui.