O que é um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management), em português “Gestão de relacionamento com o cliente” é um conjunto de práticas ou estratégia de negócio. Combinadas com tecnologia, focam em otimizar a forma como sua equipe de vendas interage com seus potenciais clientes. Podemos dizer que o CRM é uma cultura adotada pela empresa, considerando que todo trabalho realizado será focado no cliente.

O CRM armazena informações de contatos dos clientes como, nome, endereço, telefones, e-mails, entre outras interações. Mas, não confundam CRM como uma planilha de contatos. O software mantém informações importantes para auxiliar os vendedores em suas negociações.

Pequenas, médias e grandes empresas podem utilizar essa solução como meio para aumentar as vendas. Ressaltamos que usar um software de CRM sem aplicar sua estratégia é o mesmo em que entrar em um avião sem saber pilotar. Portanto, elaborar um processo de vendas é essencial para a execução da estratégia.

O que faz um CRM?

Imagine a seguinte situação: seu time de vendas está prospectando novos clientes. Ao finalizar uma ligação ou uma visita, o vendedor tem em sua mente um conjunto de informações detalhadas sobre a conversa que, são importantes para o andamento da negociação. O que o vendedor deve fazer?

O vendedor vai acessar o CRM, localizar o cadastro da pessoa e registrar todas as informações em seu histórico. Em seguida, ele vai criar uma atividade com agendamento para a próxima reunião.

Quando o vendedor entrar em contato com este cliente novamente, informações sobre conversas passadas estarão armazenadas para consulta. Desta forma, fica mais fácil o vendedor criar uma estratégia de abordagem e tirar vantagem da negociação.

Um bom CRM tem com objetivo organizar informações e automatizar atividades focadas no cliente.

Quais os benefícios de utilizar um CRM?

Até agora falamos sobre o que é e o que ele faz, mas, talvez não tenha ficado claro para você quais são os benefícios em utilizar uma ferramenta e uma estratégia de CRM.

Por isso, vou explicar quais são os principais benefícios e, posso afirmar com toda certeza que, logo depois da implantação é possível notar nas primeiras semanas os resultados. Vamos acompanhar abaixo:

1 – Conhecer melhor seu cliente:

Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e, conhecer suas preferências se torna essencial para se destacar no mercado. O CRM é utilizado para salvar informações importantes sobre eles, ajudar a definir perfis que podem ser trabalhados em campanhas de marketing ou até mesmo na forma como o vendedor irá conduzir sua reunião.

2 – Redução dos erros ao longo de seu processo comercial:

A empresa que não possui um processo de vendas definido está sujeita a cometer e repetir vários erros durante o processo comercial. Um CRM faz com que todos os vendedores falem a mesma língua. Ou seja, um processo de vendas definido faz com que todos os vendedores sigam uma sequência lógica de atividades elaboradas de modo a obter o melhor resultado sobre o cliente diminuindo também a margem de erros por falta de orientação.

3 – Centralização das informações em um único lugar e em tempo real.

Chega de procurar em várias planilhas, papéis e agendas informações do cliente para fazer uma análise. Com o CRM é possível consultar todo o histórico de conversas e compras desde o primeiro contato em um único lugar. Além disso, se for necessário atualizar informações, os dados são atualizados em tempo real e para todos os outros usuários de sua empresa que tenham acesso ao CRM.

4 – Ganho de produtividade da equipe de vendas.

Sua equipe precisa ser mais produtiva? O CRM pode te ajudar com isso! Além de automatizar algumas tarefas, é possível analisar relatórios que indicam dados importantes para ajudar sua equipe melhorar em determinados pontos e ser mais eficiente.

Quando minha empresa deve contratar um software CRM?

Essa resposta é simples, AGORA MESMO! Trabalhar com uma equipe de vendas de forma desorganizada em um mercado competitivo e exigente como atualmente, é pedir para ficar atrás do concorrente e perder dinheiro. Entretanto, se ainda não está confiante que precisa de um software CRM, vamos te ajudar com uma análise rápida:

  • Sua empresa está perdendo oportunidades de vendas por falta de follow-ups?
  • Você gasta tempo em atualizar planilhas para manter todos informados?
  • Você precisa ligar para os vendedores para identificar quais oportunidades estão sendo negociadas?
  • Sua equipe não consegue bater as metas e isso desmotiva o pessoal?
  • Cada vendedor segue um processo diferente para vender?

Pois, bem! Se você respondeu “Sim” para qualquer uma das perguntas, então sua empresa está precisando utilizar um software com uma estratégia CRM.

Como implantar um CRM?

Sua empresa entendeu a importância que tem um CRM no dia a dia da equipe comercial. Agora é hora de encontrar uma ferramenta no mercado que possa ajudar, por isso colocamos aqui algumas etapas para auxiliar na implementação, confira abaixo:

  1. Entender as necessidades da sua empresa;
  2. Estruturar o processo de vendas da empresa;
  3. Escolher o CRM que atende as necessidades da empresa;
  4. Organizar todos os dados que precisam ser importados para o CRM;
  5. Treinar as equipes que irão utilizar o sistema;
  6. Importar os dados no sistema;
  7. Integrar ferramentas que serão usadas em conjunto com o CRM;
  8. Criar uma rotina de checagem para garantir que todos estão alimentando o CRM com informações.

Lembre-se que, o CRM sozinho não trará resultados para a sua empresa. Todos os envolvidos na estratégia precisam cooperar com suas partes em seguir os processos definidos e alimentar o sistema com as informações para que então sua empresa desfrute de todos os benefícios que citamos até agora.

Agora que você já sabe o que é um CRM, o que ele faz e todos os seus benefícios. Comece agora com um teste grátis e veja na prática como ele pode te ajudar a melhorar seus resultados.