O que é um CRM de vendas? Entenda por que sua empresa precisa dele

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O processo de vendas em negócios converge cada vez mais para uma centralidade no cliente. Todo dia novas empresas adotam uma postura Customer Centric, na qual a experiência do possível comprador é o foco do processo. O CRM de vendas — sigla para Customer Relationship Management — é uma estratégia baseada nessa mentalidade. Esse método agrega ferramentas tecnológicas à gestão de relacionamento com o cliente.

Mesmo que esteja centrado em um aspecto tecnológico, o CRM não é apenas um aparelho para o time de vendas. Na verdade, quando aplicado, ele passa a ser uma estratégia fundamental para fortalecer a cultura empresarial. Baseado no gerenciamento de vendas, o método busca criar um perfil mais complexo dos leads. Entenda melhor a seguir.

O que é um CRM

Este método é uma forma de criar um panorama complexo sobre os possíveis clientes de uma empresa. A partir do CRM, o time de vendas é capaz de criar um conjunto de informações cada vez mais sólido. Nesse processo, os vendedores são capazes de incluir, a cada contato, mais detalhes sobre o possível comprador e qualificar melhor o seu lead.

Apesar de parecer que faz sentido, definir o CRM apenas como um software é uma simplificação. Na verdade, essa ferramenta envolve, em grande proporção, uma mudança na forma de trabalhar do time de vendas. Quando um programa de CRM é implantado, é necessário que toda a equipe compreenda que seu sucesso vai depender de uma mudança na forma de atuar com os leads.

Mas você pode estar se perguntando: afinal, como esse software funciona? Bom, a ferramenta CRM servirá para compor um perfil dos possíveis compradores, que será nutrido conforme os contatos ocorrem. Então, a cada novo contato informações mais recentes  serão integradas dentro do programa. Isso tornará o lead cada vez mais qualificado. Consequentemente, a chance de identificar compradores que precisam da sua solução aumenta.

O que diferencia um software de CRM é justamente seu foco no processo de vendas. Diferente de programas genéricos que podem ser utilizados para diversas funcionalidades, um CRM é específico. Por isso, o programa será inteiramente planejado para dinamizar e facilitar o processo de vendas. As informações salvas serão sempre facilmente acessíveis para as próximas ligações com o prospect.

Porque sua empresa deve adotar um CRM de vendas

Diminuição de erros

Mesmo possuindo uma equipe preparada, falhas são inevitáveis. Possuir uma estratégia para reduzir essas falhas é fundamental, e a adoção de um CRM pode ser a solução. Uma vez que o vendedor é capaz de acessar facilmente as informações do lead, os riscos de “deslizes” é menor. Possuir esse tipo de método aumenta a autoridade e segurança do time de vendedores.

Organização

Naturalmente, quando um programa guarda boa parte das informações relativas ao processo comercial, há um aprimoramento na organização. Delegar a manutenção das informações apenas para o grupo de vendas acarreta em riscos. Isso porque cada vendedor pode possuir uma forma individual de trabalhar. Essa mistura de métodos é saudável, contudo, o CRM garante uma uniformidade mínima para o trabalho.

Satisfação do time

O CRM também é uma plataforma que causa consequências na qualidade do trabalho dos vendedores. Esse investimento em ferramentas para o time de vendas pode impactar diretamente sua satisfação. Além de melhorar a qualidade do trabalho, o software aumentará os resultados da equipe.

Produtividade

Sempre que uma empresa investe em uma ferramenta, o primeiro objetivo é aumentar seu lucro em médio e longo prazo. Para alcançar esse objetivo, as metas devem ser alcançadas com mais quantidade e qualidade. Investir em um CRM é uma saída para isso. A digitalização de processos promovida por um software pode aumentar a produtividade do time de vendas.

É hora de testar!

Um CRM deve ser sempre encarada com bons olhos. Assim como as demais ferramentas que podem ser adotadas, ela não é uma solução mágica para os problemas da empresa. Contudo,é a junção de diversos fatores que pode levar ao sucesso do negócio. Adotar um software de vendas pode ser um deles.

Mas, caso ainda haja insegurança, o melhor a fazer é testar. Por meio do trial do CRM da Salestime, por exemplo, você poderá compreender melhor as funcionalidades da ferramenta. Essa é uma boa forma de colocar seu time de vendas em contato com o software e garantir que haverá adesão.